Próximas Expedições

Rota da Seda 2025

Tive a oportunidade de conhecer o Uzbequistão em 1984, quando o país ainda fazia parte da URSS. Fiquei impressionado com a fartura dos mercados, a belíssima arquitetura islâmica em Samarcanda e Bucara, e o modo de vida hospitaleiro e sereno do povo uzbeque, sempre encontrando um momento para saborear um chá à sombra. Continuei sonhando em retornar ao Uzbequistão e também conhecer os países vizinhos Quirguistão, Cazaquistão e Tajiquistão. Planejava descobrir lugares que soavam como lendas: Osh, Karakol, Bishkek, Almaty; e fotografar paisagens grandiosas no lago Issik-Kul, no cânion Charyn e nas montanhas Tian Shan.

Agora, 40 anos depois de minha primeira visita à Ásia Central, pretendo realizar uma viagem exploratória para estudar os potenciais da região, inspecionar a infraestrutura turística e confirmar a viabilidade de desenhar uma nova expedição da VIAJOLOGIA que nos mostrará as belezas e peculiaridades desse recanto do mundo tão pouco conhecido!

Uma casa de chá em Lyabi Hauz
Bucara
A Praça do Registan e a Madraça Tilya Kori Samarcanda
Tomates no Mercado Central
Bucara

parte terrestre Inclui

Hospedagem em apartamento duplo; cafés da manhã, parte dos almoços e jantares; guias locais falando inglês ou espanhol; transporte local em van; traslados de/para aeroportos; ingressos em museus, mesquitas, igrejas, parques nacionais e reservas; álbum de fotografia produzido depois da viagem; exemplar autografado pelo autor de “Luzes da África” (para novos viajantes); acompanhamento fotográfico por Haroldo Castro.

parte terrestre não Inclui

Bilhetes aéreos internacionais; bilhete aéreo doméstico no Brasil; seguro de saúde e de viagem; traslados nos aeroportos no Brasil; eventuais vistos; bebidas nas refeições; parte dos almoços e jantares não incluídos; telefonia e internet; gorjetas aos guias, motoristas e staff; lavanderia; taxas locais; eventual pernoite em Doha na volta para o Brasil; extensões de viagem, antes ou depois do programado.
plugins premium WordPress

Luzes da África

Em Luzes da África, Haroldo Castro oferece um olhar pouco usual sobre uma região do planeta que, ainda hoje, é mal conhecida. Longe dos clichês da miséria e da guerra, o jornalista e fotógrafo faz um fascinante relato da aventura e apresenta uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. “O mais notável no livro é o constante ambiente de otimismo. Decididos a não reforçar o estereótipo negativo, pai e filho deixam de lado as histórias sombrias de um passado pontilhado por guerras e fomes para relatar os aspectos admiráveis do continente”, ressalta Gilberto Gil, que assina o prefácio. A jornada de 40 mil km por terra no continente levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Haroldo mostra ao leitor a essência de ser um viajólogo, o andarilho criativo, sensível e ávido por conhecimento. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.