Próximas Expedições

Rotas da Seda 2025

Desde os tempos mais remotos, os territórios atuais do Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Turcomenistão foram atravessados por uma complexa rede de caminhos que formavam as “Rotas da Seda”. Diversas cidades floresceram na região, transformando-se em polos efervescentes de intercâmbio comerciais e culturais.

Em setembro de 2024, realizei uma viagem de investigação à Ásia Central para planejar uma nova jornada nessa região que simboliza o coração do mundo antigo e representa uma encruzilhada entre as culturas do Oriente e Ocidente. Fiquei encantado com as paisagens grandiosas do Quirguistão, a arquitetura fascinante do Uzbequistão, os mercados fartos e coloridos das cidades, as tradições culturais únicas dos diversos povos e, claro, com a hospitalidade calorosa e a gentileza de todos. Agora, quero compartilhar essa mesma jornada com viajantes que, como eu, reconhecem que trilhar os caminhos das “Rotas da Seda” é muito mais do que uma simples viagem: é um rico processo transformador que traz aprendizados e descobertas.

Madrasa Sher-Dor, Registan Samarkand, Uzbequistão
Grande Lago de Almaty Almaty, Cazaquistão
Parvina em jardim de rosas Sete Lagos, Tajiquistão

parte terrestre Inclui

Hospedagem em apartamento duplo em hotel ou yurt; café-da-manhã diário; 14 dos 18 almoços; 9 dos 18 jantares; guias locais em espanhol ou inglês; transporte local em van Sprinter ou similar; traslados de/para aeroportos e estações ferroviárias; bilhetes aéreos regionais em classe econômica, bilhetes ferroviários no Uzbequistão em classe executiva; ingressos para entradas em museus, igrejas, mesquitas e parques; álbum de fotografia de 24 páginas a ser produzido depois da viagem; exemplar autografado de “Luzes da África” (para os que ainda não receberam o livro); acompanhamento fotográfico por Haroldo Castro durante a viagem.

parte terrestre não Inclui

Bilhete aéreo internacional; custo do visto para o Turcomenistão (brasileiros não precisam de visto para Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tajiquistão); bebidas nas refeições; 4 dos 18 almoços; 9 dos 18 jantares; seguro de viagem; lavandaria; telefonia internet; gorjetas aos diversos guias, motoristas e staff do hotel; taxas locais; eventual pernoite ou escala na ida ou volta para o Brasil; extensões de viagem, antes ou depois do programado.
plugins premium WordPress

Luzes da África

Em Luzes da África, Haroldo Castro oferece um olhar pouco usual sobre uma região do planeta que, ainda hoje, é mal conhecida. Longe dos clichês da miséria e da guerra, o jornalista e fotógrafo faz um fascinante relato da aventura e apresenta uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. “O mais notável no livro é o constante ambiente de otimismo. Decididos a não reforçar o estereótipo negativo, pai e filho deixam de lado as histórias sombrias de um passado pontilhado por guerras e fomes para relatar os aspectos admiráveis do continente”, ressalta Gilberto Gil, que assina o prefácio. A jornada de 40 mil km por terra no continente levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Haroldo mostra ao leitor a essência de ser um viajólogo, o andarilho criativo, sensível e ávido por conhecimento. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.