Beija-flor vermelho
Luzes de Cunha

Maio 2024

Durante a Oficina de Fotografia “Luzes de Cunha”, venha vivenciar e homenagear as belezas naturais e as riquezas humanas do mundo rural. Nosso foco será buscar imagens e vivências que dignifiquem a cultura local cunhense. Vamos passar por experiências que nos alimentem internamente, brindando o bem-estar gerado pelo contato com a natureza.

A Oficina de Fotografia será realizada no sítio “Alegria do Sol”, no bairro do Paraibuna, em Cunha, um local mágico onde existem quatro cachoeiras, cinco hortas orgânicas, mais de 20 frutíferas diferentes e cerca de 100 espécies de plantas floríferas. Teremos a oportunidade de conhecer e fotografar tesouros fascinantes das montanhas cunhenses, como o Parque Estadual da Serra do Mar, a Pedra da Macela, ateliês de cerâmica, pomares orgânicos, campos de lavanda e lindas cachoeiras.

A oficina está aberta a fotógrafos amadores que usam qualquer tipo de câmera ou celular. Nas aulas teóricas, Haroldo Castro apresentará 13 dicas importantes sobre enquadramento e luzes, fruto de suas cinco décadas de experiência profissional. Nas aulas práticas, ele acompanhará o desempenho de cada participante, aconselhando ângulos e corrigindo posicionamentos.

plugins premium WordPress

Luzes da África

Em Luzes da África, Haroldo Castro oferece um olhar pouco usual sobre uma região do planeta que, ainda hoje, é mal conhecida. Longe dos clichês da miséria e da guerra, o jornalista e fotógrafo faz um fascinante relato da aventura e apresenta uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. “O mais notável no livro é o constante ambiente de otimismo. Decididos a não reforçar o estereótipo negativo, pai e filho deixam de lado as histórias sombrias de um passado pontilhado por guerras e fomes para relatar os aspectos admiráveis do continente”, ressalta Gilberto Gil, que assina o prefácio. A jornada de 40 mil km por terra no continente levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Haroldo mostra ao leitor a essência de ser um viajólogo, o andarilho criativo, sensível e ávido por conhecimento. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.