Próximas Expedições

Gorilas em Uganda 2026

Durante a expedição “Luzes da África” em 2010, vimos e fotografamos gorilas em Uganda e em Ruanda. Após uma análise detalhada, concluí que o período de melhor custo/benefício é entre novembro e início de dezembro. Assim, em 2022, reunimos um grupo de viajantes e partimos para Uganda, em busca dos gorilas-das-montanhas. Foi uma vivência fascinante, especialmente por termos visitado o grupo Rushegura, composto de 19 animais.

Embora o objetivo principal da viagem seja ver e fotografar os gorilas-das-montanhas em seu habitat natural, existem razões adicionais para conhecer Uganda. Visitaremos no lago Vitória a ilha de Ngamba, lar de chimpanzés resgatados. Em seguida, iremos ao Santuário Ziwa, uma reserva dedicada à reintrodução dos rinocerontes-brancos nas savanas ugandenses. Passaremos três noites no Parque Nacional das Cascatas de Murchison, conhecido pela abundância de vida selvagem local e pelas águas do famoso rio Nilo. Lá, faremos game drives pelas savanas, um passeio de barco pelo Nilo e uma caminhada na Floresta Budongo em busca de chimpanzés.

No dia seguinte, voaremos até o Parque Nacional Bwindi, onde nos prepararemos para o grande momento: o trekking dos gorilas. Estar a poucos metros desses primatas gigantescos, majestosos e surpreendentemente dóceis é uma experiência única e inesquecível. As eventuais trocas de olhares com as fêmeas adultas – com seus olhos expressivos e profundos – criam a sensação de um diálogo silencioso e ancestral, estabelecendo um vínculo imediato entre as espécies. Considero o encontro com os gorilas como um dos mais icônicos no universo das vivências de vida selvagem, obrigando-nos a refletir sobre nossa conexão com o mundo natural e a urgência de proteger essa riqueza inestimável.

Chimpanzés na Ilha Ngamba
Chimpanzés na Ilha Ngamba
Rinocerontes Brancos em Ziwa
Rinocerontes brancos em Ziwa
Filhotes de leões, PN Murchison
Filhotes de leões, PN Murchison

parte terrestre Inclui

Hospedagem em apartamento duplo; todos cafés da manhã e todos os almoços e jantares durante o Safári; motorista-guia e guias locais; transporte local em 4×4 Toyota Land Cruiser; traslados de/para aeroportos; ingressos em parques nacionais e reservas; game drives; visitas aos chipanzés de Ngamba e Bodongo e aos rinocerontes de Ziwa; álbum de fotografia produzido depois da viagem; exemplar autografado pelo autor de “Luzes da África” (para os que ainda não possuem); acompanhamento fotográfico por Haroldo Castro.

parte terrestre não Inclui

Bilhetes aéreos internacionais; bilhete aéreo doméstico no Brasil; bilhetes aéreos em Uganda, ida e volta ao PN Bwindi; permissão de visita aos gorilas-das-montanhas no PN Bwindi; seguro de saúde e de viagem; traslados nos aeroportos no Brasil; visto de entrada para Uganda; bebidas nas refeições; refeições em Entebe; telefonia e internet; gorjetas aos guias, motoristas e staff; lavanderia; taxas locais; eventual pernoite na ida ou volta para o Brasil; extensões de viagem, antes ou depois do programado.
plugins premium WordPress

Luzes da África

Em Luzes da África, Haroldo Castro oferece um olhar pouco usual sobre uma região do planeta que, ainda hoje, é mal conhecida. Longe dos clichês da miséria e da guerra, o jornalista e fotógrafo faz um fascinante relato da aventura e apresenta uma percepção peculiar sobre um continente de surpresas. “O mais notável no livro é o constante ambiente de otimismo. Decididos a não reforçar o estereótipo negativo, pai e filho deixam de lado as histórias sombrias de um passado pontilhado por guerras e fomes para relatar os aspectos admiráveis do continente”, ressalta Gilberto Gil, que assina o prefácio. A jornada de 40 mil km por terra no continente levou pai e filho a participarem de rituais sufis no Sudão, a compreenderem as últimas etnias nativas da Etiópia, a testemunharem leoas esquartejando uma presa na Tanzânia ou a degustarem cogumelos selvagens em Angola. Haroldo mostra ao leitor a essência de ser um viajólogo, o andarilho criativo, sensível e ávido por conhecimento. Luzes da África ainda traz encartes com 130 fotografias impactantes e 19 mapas.