MADAGASCAR 2018

  • Lêmure Varecia preto-e-branco no Parque Nacional Andasibe-Mantadia.

  • Madagascar possui 107 espécies de lêmures.

  • Alameda dos Baobás, costa oeste.

  • Cameleão endêmico de Madagascar na floresta tropical oriental.

  • Cameleão ‘Calumna parsonii’ na floresta tropical úmida.

  • As formações rochosas cársicas do Tsingy de Bemaraha.

  • Lêmure sifaka.

  • O maior dos lêmures é o Indri.

  • Dança tradicional malgaxe em Andasibe.

    SOBRE A VIAGEM

INSCRIÇÕES ABERTAS


Viajar a Madagascar é uma experiência única! As três primeiras jornadas da VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES em 2015, 2016 e 2017 foram tão bacanas que resolvemos melhorar ainda mais a quarta versão a ser realizada em outubro de 2018! E para os primeiros que se inscreverem, o custo da Parte Terrestre será o mais baixo dos últimos anos.

A Grande Ilha – a quarta maior do mundo – isolou-se do continente africano há cerca de 135 milhões de anos. Assim, a maior parte das plantas e animais encontrados na ilha evoluiu separadamente e, portanto, só existe lá. Na região da Alameda dos Baobás, no oeste, veremos três espécies dessas majestosas árvores que só existem em Madagascar. Fotografaremos mais de uma dúzia de espécies diferentes de lêmures! Veja fotos na Galeria Madagascar 2015.

Conheceremos diversas etnias malgaxes e, tenho certeza, ficaremos bem impressionados com a hospitalidade, o carinho e o sorriso de todos, seja no planalto ou na costa.

Os hotéis e os lodges que usaremos são muito confortáveis e a comida uma delícia: bem acima de nossas expectativas, com uma excelente mescla da cozinha francesa e malgaxe.

Veja reportagens sobre os Pescadores Vezo e a Alameda dos Baobás.

  • Data da próxima viagem –

    de 13 a 26 de outubro de 2018
    (14 dias)

  • Grupo

    de 5 a 10-11 viajantes

  • Itinerário

    Antananarivo, Costa Leste, Canal de Pangalanes, Andasibe, Morondava, Alameda dos Baobás, Bekopaka, Tsingy de Bemahara e Antananarivo

  • Transporte local

    Terrestre (4×4) e aéreo comercial e voo fretado

  • Aéreo Internacional

    São Paulo–Johanesburgo–Antananarivo (ida e volta) pela South African Airways.

  • Custo da parte terrestre e ITINERÁRIO DETALHADO

    ENTRE EM CONTATO
  • Custo inclui

    Hospedagem em apartamento duplo; três refeições diárias; guias locais; transporte local em 4×4; traslados aeroporto de Antananarivo-hotel; entradas em parques nacionais e reservas; álbum de fotografia produzido depois da viagem; exemplar autografado de “Luzes da África”; acompanhamento fotográfico com Haroldo Castro.

  • Parte Terrestre NÃO inclui

    Bilhete aéreo internacional; seguro de saúde e de viagem; traslados nos aeroportos no Brasil; bebidas; telefonia e internet; gorjetas aos guias, motoristas e ajudantes; visto no aeroporto; excesso de bagagem; lavanderia; taxas locais e eventual pernoite em Johanesburgo em 25/10. O voo fretado de Bekopaka a Antananarivo e o voo comercial de Antananarivo a Morondava estão incluídos na Parte Aérea Doméstica.

  • Experiência

    Haroldo Castro já esteve 17 vezes em Madagascar. Não há no Brasil nenhum fotógrafo ou viajante com tanta experiência neste destino. E isso é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma viagem! A primeira viagem de Haroldo Castro data de 1993 quando produziu um documentário ambiental – “Fanamby” – usado como ferramenta de educação ambiental no país.

RESERVE SEU LUGAR



Com imagens (video e fotos) de Haroldo Castro, editadas por Mayra Castro, esse clip de 2 min mostra algumas das belezas naturais e riquezas culturais de Madagascar, terra dos lêmures e dos baobás.

 

     ITINERÁRIO DA VIAGEM

 
    • DIA 1 - 13 OUT: PARTIDA DO BRASIL

      Embarque em S. Paulo no voo SAA 223 da South African Airways com destino à Johanesburgo.

    • DIA 2 - 14 OUT: CHEGADA EM MADAGASCAR

      Chegada em Johasnesburgo (África do Sul) e conexão com voo SAA 8252 para Antananarivo, capital de Madagascar. Do aeroporto, traslado ao hotel. Jantar de boas-vindas.

    • DIA 3 - 15 OUT: ANTANANARIVO – PANGALANES

      Depois do café da manhã, partiremos por estrada asfaltada rumo à costa leste para conhecer o canal de Pangalanes. Almoço durante o percurso, jantar e noite no hotel.

    • DIA 4 - 16 OUT: CANAL DE PANGALANES

      Vamos percorrer trilhas na floresta para encontrar diferentes espécies de lêmures. Faremos também uma visita noturna para avistar o aye-aye, um dos primatas mais raros da ilha. Almoço, jantar e noite no hotel.

    • DIA 5 - 17 OUT: PANGALANES – ANDASIBE

      Pela manhã, viagem à Andasibe por estada asfaltada. Depois do almoço, passeio à Ilha dos Lêmures para fotografar diversas espécies de primatas. Jantar e noite no lodge. Caminhada noturna para observação de camaleões.

    • DIA 6 - 18 OUT: ANDASIBE

      Depois do café da manhã, ida à Reserva Especial Analamazaotra, onde observaremos o Indri, o maior de todos os lêmures e ameaçado criticamente de extinção devido à perda de seu habitat. O Indri é conhecido por seu ruidoso canto matutino e que dura alguns minutos. Visita à Associação de Guias de Andasibe para melhor compreender os esforços locais de conservação promovidas pelos guias naturalistas. Jantar e noite no hotel.

    • DIA 7 - 19 OUT: ANDASIBE - TANA – MORONDAVA

      Cedo pela manhã, ida ao aeroporto para o voo comercial para Morondava, na costa oeste do país. Se o voo chegar no horário, visita rápida à Alameda dos Baobás na hora do pôr do sol (17h40). Jantar e noite no lodge em Morondava, na beira do Canal de Moçambique, no oceano Índico.

    • DIA 8 - 20 OUT: MORONDAVA

      Pela manhã, visitaremos o vilarejo Betania, onde habitam os Vezo, um povo seminômade de pescadores. Ao meio-dia, pausa para almoço e para conhecer a praia local no Canal de Moçambique. À tarde, voltaremos à Alameda dos Baobás, onde existem dezenas dessas árvores espalhadas em uma pequena área. A "Adansonia grandidieri" é a maior das seis espécies de baobás encontradas em Madagascar e atinge 30 metros de altura. Ameaçada de extinção, a espécie "grandidieri" é apenas encontrada nessa região do país. Pôr do sol na Alameda dos Baobás. Jantar e noite no hotel.

    • DIA 9 - 21 OUT: MORONDAVA – BEKOPAKA

      Cedo pela manhã, sairemos de camioneta 4x4 em direção ao norte, e faremos uma parada na floresta Kirindy. A estrada de terra de 200 km atravessará dois rios e vilarejos típicos e passará por ecossistemas raros como o da floresta seca e espinhosa. Jantar e noite no hotel.

    • DIA 10 - 22 OUT: BEKOPAKA: PEQUENO TSINGY

      Durante o dia visitaremos o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Essas formações rochosas cársicas e a força da erosão criaram uma verdadeira floresta de pedra com agulhas e picos de calcário. Pela manhã, passeio em canoa pelas gargantas do rio Manambolo. O “Pequeno Tsingy” será visitado à tarde. Jantar e noite no hotel.

    • DIA 11 - 23 OUT: BEKOPAKA: GRANDE TSINGY

      O segundo dia está reservado para a visita ao Grande Tsingy de Bemaraha. Caminharemos por uma trilha que nos oferecerá cenários naturais fabulosos, passando por cavernas e labirintos rochosos. Por se tratar de uma reserva protegida, existe a possibilidade de observar diversos animais, uma vez que sete espécies de lêmures moram na região. Jantar e noite no hotel.

    • DIA 12 - 24 OUT: BEKOPAKA – ANTANANARIVO

      Pela manhã, partiremos do hotel para o aeroporto de Bekopaka para embarcar em voo fretado para o grupo que nos levará a Antananarivo. De lá, seguiremos diretamente ao hotel na capital para o jantar de despedida.

    • DIA 13 - 25 OUT: ANTANANARIVO – JOHANESBURGO

      Depois do café da manhã, check out do hotel e visita ao centro de Antananarivo e ao mercado de artesanato do Dique. Traslado ao aeroporto internacional. Embarque no voo SAA 8253 às 15h00 com destino à Johanesburgo. Noite em hotel nas imediações do aeroporto O.R. Tambo de Johanesburgo.
      NOTA: Nossos serviços têm início na chegada no aeroporto Ivato em Antananarivo na tarde e terminam também no mesmo aeroporto, quando do embarque para Johanesburgo. Os gastos de hospedagem e alimentação em Johanesburgo ficarão a cargo do viajante

    • DIA 14 - 26 OUT: JOHANESBURGO – BRASIL

      Depois do café da manhã no hotel, traslado de van ao aeroporto de Johanesburgo para embarque às 11h15 no voo SAA 222 para São Paulo, com chegada prevista para as 17h00 do mesmo dia. No domingo 28 de outubro, segundo turno das eleições presidenciais.