HAROLDO CASTRO

HAROLDO CASTRO possui três paixões: contar estórias com fotos e crônicas, estar na natureza e viajar intensamente. Tem 40 anos de experiência como fotógrafo, jornalista, escritor, diretor de documentários e estrategista de comunicação. Como a organização e a produção de viagens sempre esteve presente em sua vida, ele adiciona uma nova atividade ao seu currículo: criar, desenhar e realizar expedições singulares a países exóticos para pessoas que, como ele, entendem a viagem como um processo rico de aprendizado.

Haroldo nasceu em Roma, filho de pai brasileiro e mãe francesa; morou na Itália, no Brasil, na França e nos Estados Unidos. Trabalha em quatro idiomas e conhece 167 países. De novembro de 2009 a julho de 2010, ele e seu filho Mikael Castro realizaram a expedição jornalística Luzes da África, percorrendo 40 mil km por 18 países do continente, com o objetivo de mostrar o lado positivo da região. Em maio de 2012, seu livro Luzes da África foi publicado pela Editora Civilização Brasileira. A obra de 574 páginas e 130 fotos foi indicada para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens.

Haroldo escreve matérias jornalísticas desde 1974. Realizou 19 exposições fotográficas (as duas últimas no Metrô de São Paulo em 2015 e na loja FNAC do Rio de Janeiro em 2016) e publicou centenas de reportagens e milhares de fotografias na imprensa mundial. Hoje, colabora com a revista Época, onde publica matérias especiais e alimenta, desde 2007, o Blog Viajologia.

Haroldo trabalhou 16 anos na ONG Conservation International (CI) em Washington, DC. Entre 2000 e 2006, exerceu o cargo de vice-presidente de comunicação internacional, responsável pelo planejamento e pela execução de estratégias e direção de vídeos da CI. Dirigiu cerca de 50 documentários e seus programas foram premiados nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Em 2009, foi agraciado com o Prêmio International Green Pen Award por sua contribuição ao jornalismo ambiental.

FOTOS

Foto 1 - Indo em direção ao vale do rio Omo, no sul da ETIÓPIA, paramos na estrada para uma foto. Um etíope de camisa chamativa apareceu e, mostrando um barbeador manual, ofereceu seus serviços. Aceitei, eu nunca tinha feito a barba no meio de uma estrada!

Foto 2 - No dia de meu aniversário (24 de março), acampamos nas ruínas de Dongola, capital do antigo reino cristão na Núbia (hoje, SUDÃO). Acordei feliz e contente, gravei em vídeo um trecho sobre o local e meu filho Mikael fez questão de tirar uma foto que mostrasse as margens do rio Nilo.

Foto 3 - Caminhamos algumas horas na Floresta Impenetrável de Bwindi, em UGANDA, em busca de gorilas-da-montanha. Mesmo estando a quase 2 mil metros, fazia calor e eu estava todo suado. Quando chegamos a uma clareira, os guias do parque nacional mostraram um jovem no alto de uma árvore.