BLOG CATEGORIES:
SEARCH THE BLOG:
21
May-2009

Fotos do Quênia e de sua gente que não podiam ficar de fora

Geral   /   Tags: ,

Apesar de ter sido curta, essa foi uma viagem intensa. Como prometido por Fred no início da jornada, consegui fotografar os cinco Big Fives – elefante, búfalo, rinoceronte, leão e leopardo. No último minuto do segundo tempo, vi meu mamífero número 30, cumprindo com o desafio proposto: depois de visitar as piscinas de Mzima, já na saída do parque, encontramos um mangusto, um carnívoro pequeno e ágil.

Durante a preparação dessa série de crônicas e histórias, passei os olhos por milhares de fotos. Como não cabiam no assunto do dia, algumas que gostei muito ficaram de fora das crônicas publicadas. Seria uma pena não compartilhar essas fotos com vocês. Por isso, decidi preparar mais dois posts, um com fotos de gente e outro de animais. Curta cada imagem, mas não se esqueça de ler a legenda. No mínimo, ela é educativa…

nkru-679-web60.jpgDepois de sair do lago Nakuru, passamos pelo lago vizinho chamado Elementaita. Apesar de não ser uma área protegida, o lugar hospeda milhares de flamingos rosas. Quando chegamos, garotos sorridentes ofereceram uma “flor” confeccionada com as plumas encontradas às margens do lago. Acabei ganhando uma flor de presente, que guardo com carinho.

.

nkru-712-web60.jpgDurante a viagem, passamos por dezenas de mercados ao ar livre. Nesse vilarejo situado a mais de 2.000 metros de altitude, senhoras vendem e compram verduras – no caso, cenouras. Devido à altura, elas usam vários casacos para se proteger da temperatura mais fria.

.

msai-071-web60.jpgUm chefe de uma comunidade Maasai, perto da reserva Maasai Mara, segura nas mãos um bastão de mando, que também pode se transformar em borduna. A parte arredondada é o nó da madeira. Os Maasai sempre se vestem de vermelho ou de azul e os tecidos geralmente são enxadrezados ou listrados.

.

MaasaiUma avó Maasai, com um tecido azul envolvendo seu corpo, palita os dentes. Indicador de pobreza e de falta de salubridade, o número de moscas em um vilarejo Maasai é altíssimo. Mas a senhora, sentada no chão, parece não se importunar com a revoada de insetos que cismam em pousar em todo seu corpo.

.

MatatuNo Quênia, o transporte público é realizado principalmente pelos “matatus”. Até 2003, os matatus  (nome dado às vans e aos pequenos ônibus) eram campeões de acidentes de trânsito. Mas há seis anos, o governo determinou um limite máximo de velocidade (80 km/h) e a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança. A maioria dos veículos perdeu seu colorido nessa mudança, mas alguns mantiveram o charme dos desenhos e das pinturas.

0

 likes / 15 Comments
Share this post:
  1. carolina /

    Adorei as penas que parecem flores!!! tem nome?

  2. Larissa Malmacedo de Lima /

    As fotos estão lindas.

  3. Mara Barros /

    Quero mais….
    Amei o menino das flores de plumas. Bjs

  4. claudia /

    haroldo me permita sentir inveja de vc , q previlegio ter essa oportunidade de conhecer lugares e pessoas maravilhosos . bj

  5. /

    BELAS FOTOS E MATÉRIA, SO FALTOU NOSSO ENCONTRO AO VIVO E CORES NA PAULICÉIA DESVAIRADA, NO ÚLTIMO FIMDE.

    ABRA,

  6. Rosario /

    alucinei com a foto do menino com as flores de penas de flamingos [apanhadas nas márgens!]. tanto que a “roubei” pra mim. mas prometo que te dando o crédito [é pra uso particular]. Bj primo.

  7. jose maria /

    o olhar do artista que você é faz a diferença de suas fotos. A harmonia e beleza é uma necessidade da alma que você consegue captar no click de sua máquina. Maravilha!

  8. Mika /

    Belas fotos! Quando sera a procima brincadeira/competicao de fotos no seu blog?

  9. Gloria /

    Suas fotos estao maravilhosas. Vc eh mesmo muito talentoso. Obrigada por dividir conosco o seu olhar sensivel. Os tecidos Masaai sao lindos e aquelas flores de plumas, na cabeca do menino, fantasticas! Beijo, Glorinha.

  10. vania /

    Nao sei como traduzir tantos elementos ……

    Os desejos da arte se encontram
    E transformam “um quadro” quase triste,
    Neste maravilhoso sonho colorido .
    O reflexo da miseria, se torna leve e encantado
    Vejo assim
    Meus olhos se abrem
    A alegria brilha
    E as cores,
    Por fim,
    Me calam

    Lindas fotos!! Assim vou ficando calada aqui … vv

  11. helenice /

    Haroldo como sempre encantador. Adoro poder “viajar”com voce.
    Ate’ a pro’xima.

  12. Inaê Miranda /

    Caro Haroldo,

    Poucas pessoas têm essa visão raio X do universo. A foto da avó maasai diz muito sobre o olhar aguçado do fotógrafo. Adorei todas, especialmente ela. Não que eu goste de miséria. Mas a foto é muito real, muito fustigante. É isso!
    Abraço.
    Inaê

  13. Ariana de Curitiba /

    Realmente, a foto da avô Massai mostra que ela não está nem ai com as moscas. Q loucura. Pra ficar registrado… adorei suas fotos … até +

  14. ELIZABETH SIGOLI /

    DEAR HAROLDO
    REALMENTE OPORTUNO! SENTI FALTA DAS GENTES MARAVILHOSAS E EXÓTICAS, DE QUEM VOCÊ NUNCA ESQUECE. QUE DEUS O ABENÇÕE POR ME OFERECER ESSA FELICIDADE IMENSA. PRA MIM, VOCÊ É UM MESTRE CONSAGRADO PELOS ENTES DIVINOS ORIENTAIS, AFRICANOS E DE PAÍSES NATIVOS EM GERAL, ESTES, ATRÁS DO QUE FORAM HÁ DECÊNIOS FREUD E JUNG.
    BEIJO IMENSO, BETH SIGOLI

  15. Monica /

    Cada retrato lindo, que pessoas surpreendentes!!!

comment this post

You must be logged in to post a comment.

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec
PRÓXIMA EXPEDIÇÃO NAMÍBIA
INSCRIÇÕES ABERTAS
APENAS 6 LUGARES

VIAGEM : DE 19 A 28 DE FEVEREIRO 2018
FAÇA SUA RESERVA!