ÁFRICA DO SUL 2016

  • PENÍNSULA DO CABO

    Grupo de viajantes no Cabo da Boa Esperança. © Haroldo Castro

  • CIDADE DO CABO

    Vista da cidade desde a Table Mountain, Montanha da Mesa, a 1.000 m de altitude. © Haroldo Castro

  • CIDADE DO CABO

    Bairro muçulmano Bo-Kaap com suas típicas casas coloridas. © Tânia Ribeiro

  • PENÍNSULA DO CABO

    Avestruz no litoral da Península do Cabo. © Mitiko Magalhães

  • PENÍNSULA DO CABO

    Lobos-marinhos-do-cabo na ilha Duiker, perto da baía Hout. © Fabio Passos

  • PENÍNSULA DO CABO

    Pinguins-africanos na praia Boulders. © Andreia Abinajm

  • PENÍNSULA DO CABO

    Pinguins-africanos descendo nas ondas da praia Boulders. © Haroldo Castro

  • VINÍCOLAS DO CABO

    Almoço e degustação de vinhos em Stellenbosch. © Haroldo Castro

  • CIDADE DO CABO

    Personagem no centro da cidade. © Mitiko Magalhães

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Três dias de safári na reserva Mthethomusha, adjacente ao Parque Nacional Kruger. © Haroldo Castro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Jovem leão. © Haroldo Castro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Dois impalas machos. © Haroldo Castro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Rinoceronte-branco fêmea e filhote. © Haroldo Castro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Elefante adolescente ameaça avançar. © Tânia Ribeiro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Niala macho adulto. © Haroldo Castro

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Girafas na vegetação. © Andreia Abinajm

  • SAFÁRI EM MTHETHOMUSHA

    Leão adolescente. © Fábio Passos

A VIAGEM


A VIAJOLOGIA EXPEDIÇÕES foi à África do Sul em janeiro de 2016. A viagem estava dividida em duas partes: a região do Cabo e um safári tradicional no oeste do país. O roteiro revelou um equilíbrio impecável entre cidade e natureza, com atrativos turísticos imperdíveis e a descoberta do inusitado.

Um dos enfoques na Cidade do Cabo foi a flora e o Jardim Botânico Kirstenbosch rendeu uma belo passeio, assim como a subida ao topo da Table Mountain, a Montanha da Mesa, a 1.000 metros de altitude. Uma ida à região das vinícolas em Stellenbosch nos permitiu conhecer os vinhedos que produzem os melhores tintos, brancos e espumantes sul-africanos.

Na Península do Cabo, visitamos o famoso Cabo da Boa Esperança e observamos pinguins-africanos na praia Boulders, lobos-marinhos-do-cabo na ilha Duiker e avestruzes espalhados no litoral.

A segunda parte da viagem sublinhou a beleza e a força da fauna. Passamos quatro dias inesquecíveis na Reserva de Vida Selvagem Mthethomusha, adjacente ao Parque Nacional Kruger. Lá fotografamos os grandes mamíferos africanos com a intimidade requerida pelos que respeitam a natureza. Vimos de perto quatro dos Big Five: elefante, búfalo, leão e rinoceronte, além de dezenas de outras espécies de mamíferos, aves e répteis.

Para quem não conhecia a África, essa viagem foi essencial para melhor entender o continente. Para os que já tinham estado lá, nossa jornada representou uma oportunidade para apreciar ainda mais a riqueza dessas terras.


Haroldo Castro – fotógrafo, jornalista e conservacionista

 

DEPOIMENTOS DOS VIAJANTES

 

Viajar com a Viajologia Expedições à África do Sul foi um encantamento que começou bem antes de chegar lá, pois, ainda no Brasil, recebemos dicas preciosas do Haroldo Castro sobre as visitas e as fotografias que faríamos. Durante a viagem, foram tantas as descrições e as explicações sobre a biodiversidade e os lugares visitados que considero ter voltado mais rica. Para a mente, foi uma riqueza de informação e de conhecimento; para a alma, um verdadeiro alimento. Essa expedição permanecerá viva em minha memória. Foi uma grande oportunidade aprender um pouco mais sobre fotografia e sou grata pela gentileza e o profissionalismo do Haroldo.

Tânia Ribeiro, empresária, Florianópolis, SC

A magnífica elaboração do roteiro e a organização impecável da Viajologia Expedições nos propiciou vivenciarmos o melhor da África do Sul. Agradeço às pessoas, aos animais selvagens e aos lugares que nos acolheram, permitindo que desfrutássemos de muita abundância e felicidade. Levo tudo e todos no meu coração! Sou grata ao grupo que teve uma enorme capacidade de integração, sempre esbanjando alegria, amizade e irmandade. Vivemos momentos que foram transcendentes para nossas almas.

  Andreia Abinajm, empresária, São Paulo